Decidi publicar aqui a diferença entre o ponto "overlock" das máquinas de ponto corrido e o ponto "overlock" das máquinas corta-e-cose. Isto porque já vi que este assunto tem gerado alguma confusão.
O Lidl tem vendido máquinas de ponto corrido que dizem ter o ponto "overlock". O ponto "overlock" é o ponto normal duma máquina corta-e-cose. Este consiste em coser e chulear ao mesmo tempo. As máquinas corta-e-cose têm a característica de cortar, coser e chulear em simultâneo, mas não substituem uma máquina de ponto corrido porque não servem para pespontar, como por exemplo fazer uma bainha clássica.
As máquinas de ponto corrido são as máquinas normais de costura que fazem vários pontos como coser, chulear, casear, pregar fechos e têm alguns pontos decorativos, dependendo de cada modelo.
Estas máquinas de ponto corrido têm também um ponto chamado "overlock" que imita o ponto de acabamento das máquinas corta-e-cose, tal como se fosse um ponto decorativo. Este ponto tem aparecido nalguns modelos de máquinas de ponto corrido mais recentes.
Desde já aconselho a ter cuidado com as máquinas corta-e-cose do Lidl, como a Silver Crest (marca branca do Lidl) e a Singer, que não efectuam o ponto de segurança necessário numa costura. Eu própria estive na assistência Lidl onde experimentei sete máquinas, tanto Silver Crest, como Singer, que não conseguiam fazer o ponto de segurança.
Isto aconteceu há cerca dum ano, mas as máquinas actuais corta-e-cose do Lidl continuam com o mesmo problema. Já experimentei várias máquinas corta-e-cose de algumas alunas que as adquiriram recentemente, incluindo as corta-e-cose Singer que estiveram à venda no mês de Outubro e constatei que continuavam com o mesmo problema, razão porque tiveram de ser devolvidas.
Aparentemente trata-se dum problema de montagem das máquinas.
O ponto de segurança é um ponto que é feito com as duas agulhas das máquinas corta-e-cose, sendo que só com uma agulha a máquina não é capaz de efectuar esse ponto. As máquinas do Lidl corta-e-cose, embora trabalhem com as duas agulhas, não conseguem fazer o ponto de segurança que permite que uma costura fique bem firme.
Apesar disto, nem todas as máquinas do Lidl funcionam mal, as máquinas de ponto corrido normalmente têm funcionado bem. De facto, tenho até uma máquina de ponto corrido Silver Crest que funciona bastante bem. Inclusive, também tenho várias alunas que têm máquinas de ponto corrido do Lidl, que para além de funcionarem bem, executam todo o tipo de trabalhos de que elas precisam.
Sendo assim, uma máquina de ponto corrido substitui uma máquina corta-e-cose, mas uma máquina corta-e-cose não substitui uma máquina ponto corrido.
Quanto ao ponto "overlock", este não é um ponto necessário numa máquina de ponto corrido, já que elas têm, por si só, o ponto de chulear. O ponto "overlock" nas máquinas de ponto corrido serve para parecer um acabamento das máquinas corta-e-cose.
As máquinas de ponto corrido normalmente não têm grandes problemas porque são máquinas simples. Quanto à durabilidade, depende do preço e das marcas, sendo que não se pode contar uma máquina Silver Crest dure tanto como, por exemplo, uma Pfaff, uma Brother, uma Bernina, ou mesmo uma Toyota.
Actualmente mandei uma máquina corta-e-cose da Singer, do Lidl, duma aluna, para um mecânico especialista em máquinas corta-e-cose para ver se consegue dar a volta a este problema. Se ele conseguir, prometo que vos direi.